terça-feira, 20 de agosto de 2013

Rap Nacional

A música que é a cara do Brasil 

O assunto do dia é música, mais precisamente Rap Nacional. Por mais que seja um gênero musical não muito antigo no país, é de enorme qualidade o rap do nosso Brasil. Vou falar um pouco pra vocês sobre a história e deixar algumas sugestões para vocês.
O Rap foi fundado por volta da década de 80, com grupos de comunidades que se reuniam no centro de São Paulo e não foi aceito de cara pois as pessoas julgavam ser um estilo musical muito violento e pejorativo. Os principais frequentantes destas reuniões eram dançarinos de breakdance(principal tipo de dança hip hop).
No final da década, surgiu o maior grupo de rap nacional da história, Racionais MC's. Alguns anos depois, na década de 90, o rap chegou ao Rio de Janeiro, descobrindo Marcelo D2 que viera a formar o Planet Hemp e de lá pra cá, muitos outros grupos foram formados.

Atualmente, a fábrica de novos(e bons) MC's é São Paulo. O rap paulista tem uma pegada diferente, apontando os problemas sociais e a vida do trabalhador paulista, a rotina e até posição política. Os que têm se destacado na cena abrangem muito bem esses problemas sociais e também são poetas incríveis, falam de amor como ninguém. Esse rap paulista é o que têm ganhado um espaço maior na mídia e um carinho especial dos jovens e adolescentes do Brasil.
Eu, particularmente, gosto de citar o Criolo MC, que é  um grandessíssimo poeta, com melodias incríveis e super cativante, aborda os problemas da cidade de São Paulo e fala de amor com muita serenidade, como já disse anteriormente. O Brasil inteiro se rendeu à essa forma de conscientização agradável aos ouvidos, o rap chegou em Brasília com a queridíssima Flora Matos, filha do compositor Renato Matos, tem sua pegada diferente dos paulistas, assim como cada um dos MC's, cada um possui sua particularidade e sua forma de cativar.

Vou deixar para vocês uma música que foi lançada há aproximadamente 3 semanas e já está bombando, do rapper Emicida e a Pitty, vale a pena ouvir. Espero que todos vocês passem a gostar, apreciar e respeitar esse mercado riquíssimo, que necessita muito cuidado e, acima de tudo, respeito.
"Máximo Respeito!"



Emicida e Pitty - Hoje Cedo




0 comentários:

Postar um comentário