quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Grande Homem XIS!!

Hey,how are you doing ? Eu disse no meu texto de apresentação que também falaria de games,então aqui estou.E pra começar,nada melhor que um dos grandes clássicos do SNES e PS1(prefiro não citar os jogos do PS2),e também o jogo mais importante da minha vida como gamer : Mega Man X!



Não vou falar muito sobre a história do jogo aqui,e sim sobre a jogabilidade e o impacto dele na minha e na vida de muitos outros amantes de video-games.
Mega Man X é uma série com um excelente plot, mas não muito claro. Pouco se sabe sobre as origens dos personagens. O que já foi confirmado por Keiji Inafune,criador dos jogos, é que X (Personagem principal da série),apesar de idêntico visualmente,não é Mega Man.A maioria das teorias diz que assim como Mega é uma evolução de Protoman, X seria uma evolução dele.
Bom,sobre o jogo em si...Ele foi lançado em 1993(No Japão,94 na América do Norte),para o SNES e em 1995 para o PC.
Apresentava uma jogabilidade muito parecida com a da série clássica.Tinha um formato side-scrolling,os movimentos eram fluidos e intuitivos,até porque no começo do jogo X só possui um ataque,não há muito a se aprender.
Mega Man X chamava atenção também pela beleza dos cenários,em minha humilde opinião,os mais bonitos da era dos 16 bits.Possuia uma grande paleta de cores,inimigos bem animados e imagens de fundo bem construidas.
Uma das coisas mais interessantes dos jogos do Mega Man,era a possibilidade de se escolher a ordens das fases que você jogava.Isso era extremamente útil,pois você recebia uma arma diferente a cada chefe derrotado,e essa arma poderia te ajudar especialmente contra outro chefe.
Por falar em chefes,eles foram extremamente marcantes: Quem não se lembra de Sigma,Armored Armadillo,Flame Mammoth(Meu favorito),entre outros.Cada um com habilidades diferentes e exigindo estratégias diferentes para serem derrotados.

 Apesar de ser de ação,a série tinha características de RPG,como as armas dos chefes que poderiam ser equipadas.Além disso,poderia se evoluir X,encontrando cápsulas que ficavam escondidas em cada fase e que possuiam cada uma um pedaço de uma armadura.
Action Figure de X com todas as partes da armadura:


Além de todas as qualidades visuais e na jogabilidade,Mega Man X possuía uma trilha sonora marcante e empolgante,belíssimo trabalho de Setsuo Yamamoto, Makoto Tomozawa, Yuki Iwai, Yuko Takehara, e Toshihiko Horiyama.
Eu sou meio suspeito para dar nota para Mega Man.É o jogo mais importante da minha vida,foi ele que fez eu me interessar por video-games e sinto uma baita saudade de com 4 ou 5 anos jogar junto com meu primo,13 anos mais velho hehehe.Deveria dar uma nota com a razão,mas nesse caso o coração fala mais alto,nota 5 pra essa obra prima.

P.S:Um easter egg.Como Street Fighter também é da Capcom,um Hadoukenzinho (:P) foi inserido no jogo como easter egg.Para utilizá-lo você precisa:

Ter todos sub-tanks
Ter todos Hearts tanks
Ter achado todas as capsulas do Dr. Light

Após de ter feito tudo isso, vá para a fase do Armored Armadillo, siga até o final da fase, mas antes da porta que leva ao corredor que antecede o chefe, suba a parede (para economizar tempo dá para pegar impulso pelo carrinho da fase) e pegue uma cápsula de Energia. Repita isso quatro vezes (se quiser pode morrer no buraco) e na quarta vez você encontrará uma cápsula do Dr. Light que contém o Hadouken.

Depois,é só dar meia lua pra frente e soco(ou no caso,tiro) e ser feliz :D
Abraços.

0 comentários:

Postar um comentário