sexta-feira, 4 de abril de 2014

The Breakfast Club

O filme de sessão da tarde, definitivo.



É engraçado como é diferente a ideia que temos de nós mesmos, o que achamos que os outros pensam de nós e o que queremos que eles pensem. Principalmente na adolescência, quando as dúvidas são mais frequentes do que nunca. E sempre foi assim. Prova disso é a obra de arte de John Hughes: The Breakfast Club (Clube dos 5,no Brasil), de 1985.

O filme mostra 5 adolescentes, completamente diferentes um do outro que se veem presos na escola por causa da detenção durante um sábado.
Apesar de possuir momentos extremamente engraçados, o principal foco do filme não é a comédia e sim a desconstrução de estereótipos.
Cada um dos 5 possui personalidades completamente distintas(um atleta,um nerd,um delinquente,uma riquinha e uma reclusa), e estão na detenção por motivos diferentes.

O outro personagem do filme é o diretor da escola. Dando ordens e sendo autoritário, é uma clara alusão a como a sociedade sempre irá te criticar, tentar te colocar para baixo e fazer você se sentir um nada, algo que fica bem evidente em algumas cenas. E uma das lições do filme é a vontade dos 5 de passar por cima disso.Já dizia o Rocky: “ A vida não é sobre o quão forte você consegue bater, mas sim o quanto consegue apanhar e continuar em pé”.

E até a hora da saída, os 5 percebem isso juntos, mostram uns aos outros seu pior e melhor lado, ensinam e aprendem,mudam aos outros e a si mesmos.

O filme é extremamente bem dirigido, com roteiro espetacular e atuações decentes(não se pode esperar mais do que isso de adolescentes da década de 80).

Nota 5/5.

E pra finalizar, a melhor frase do filme(levemente modificada), e que para mim, o define:
“O mundo nos vê como ele quer nos ver.Nos mais simples termos,e com as definições mais convenientes"

0 comentários:

Postar um comentário