quarta-feira, 9 de abril de 2014

Noé

Filme faz releitura de história bíblica.


Numa época onde o ser humano estava tomado pela ganância, terror, ódio, luxúria, o Criador, assim a entidade máxima é citada no filme, uma vez que Noé faz parte de livros de alguns religiões diferentes do cristianismo, decide exterminar o homem da face da Terra para iniciar uma nova civilização, livre de pecados.
E é assim que o enredo do filme é amarrado a história bíblica, Noé é escolhido por ser temente e puro, diferentemente do que nos é falado, no filme Noé é um bravo guerreiro, lutador dos atos justos, defensor dos oprimidos. Russel Crowe dá vida ao personagem, o ator teve ótima performance perante as cenas bastante variadas que o filme proporciona.
Mesmo tratando de uma história mundialmente conhecida, os roteiristas trouxeram uma nova visão para o filme, respeitando a história original  que já estava escrita, muitas lutas, conflitos, marcam o filme que tem, também, uma fotografia muito bem feita.
Darren Aronofsky, o diretor do filme, merece ser citado pois ele aceitou um trabalho muito difícil porque tudo que envolve religião, geralmente não é bem recebido, principalmente quando muda, um pouco, o que está escrito. Mais corajoso ainda foram os estúdios Paramount que financiou esse projeto.
O roteiro foi suficientemente fiel e muito bem pesquisado, nota-se, principalmente, pelo formato da Arca, que é diferente das que são representadas nos tempos atuais, onde mostram-a no formato de um navio contemporâneo, e no filme é um caixa gigante, muito mais aceitável, principalmente, pela época de que está falando.
Os efeitos especiais do filme são outro ponto a ser citado, principalmente quando os "Guardiões" aparecem, mas a cena da inundação é o ápice dos efeitos, água saindo de todas as partes numa que era terra árida, tornou-se fértil após Noé plantar a semente recebida de Matuzalém, segundo ele era a última do "Paraíso", oferecendo-o todo material necessário para a construção da Arca.
O filme ainda traz a atriz Emma Watson, eterna Hermione Granger do Harry Potter. Ela dá vida a jovem Ilah. A atriz se apresentou muito bem, foi uma excelente coadjuvante.

Nóe marca o começo de uma série de adaptações de histórias religiosas para o cinema, o próximo filme a ser lançado nessa nova vertente é "O Filho de Deus", que se manter o que foi visto em Noé, poderá ser sucesso de bilheteria, também.



0 comentários:

Postar um comentário