quarta-feira, 6 de maio de 2015

É difícil?

Estava lendo um livro para fazer um trabalho para a faculdade, atividade de Língua Portuguesa, e me deparei com um tema que dá um bom caldo ... caldo não, uma boa postagem!
Preconceito Linguístico, livro escrito por um importante linguista brasileiro, aborda diferentes aspectos da língua falada no Brasil que é tudo, menos português. Mesmo que esteja no mesmo tronco, o nosso "idioma" foi parido pelos portugueses e sofreu profundas modificações desde então. A língua com toda sua volatilidade, transpassou a arcaica gramática portuguesa ensinada nas escolas brasileira.
Marcos Bagno traz muitos mitos em seu livro, porém o terceiro é o que mais chama atenção por causa de n fatores e outras incontáveis justificativas que são dadas para que haja esse mito.

"Existe língua difícil?"

O brasileiro considera o inglês uma língua muito difícil e achei um exemplo muito bom que explica bem o que tenho para dizer. Esses dias que passaram uma atriz que abandonou a carreira e foi morar nos EUA postou um vídeo em suas redes sociais com o filho ou a filha, não lembro, falando fluentemente inglês. O mais engraçado foi o nível dos comentários publicados pelos internautas que estavam achando o máximo o fato do filho da atriz estar falando inglês.
Em qual língua ele está imerso? Bem, não é de se estranhar uma criança que mora nos EUA falando inglês com nível de nativo. Ela está crescendo naquele meio. É natural, espontâneo. Não há nada de espetacular nisso. A dificuldade em falar é explícita pelo estrangeiro que não pertence àquele idioma.
A mesma coisa acontece com os brasileiros. Nós falamos português? Talvez. Até hoje nunca vi ninguém falando "Tú vais...." ou "Amo-te.". Aprendi e sempre falei "Você vai ..." ou "Eu te amo". Apesar de compartilharmos a gramática trazida pelos portugueses, a nossa língua é cheia de particularidades e variações ímpares àqueles externos a ela. Isso é reforçado quando um português vem ao Brasil e enfrenta dificuldades em se comunicar.
E isso torna o português aprendido no Brasil tão difícil, nós não aprendemos a nossa língua. Existe o idioma brasileiro, mas não existe a gramática do idioma brasileiro. Essa "dinossaurização" da língua faz com que os preconceitos ocorram, uma vez que português bem falado é sinônimo de status e poder social. Nós, brasileiros, encontramos dificuldades no aprendizado da gramática portuguesa por não estarmos imersos numa realidade semelhante aos nossos colonizadores. Realidade essa que é também conhecida como oralidade.
O brasileiro diz: "Você vai no cinema?", enquanto a norma culta da língua diz que a pergunta deveria ser: "Você vai ao cinema?". As pessoas aprendem uma coisa na sala de aula, mas a realidade é completamente distinta. A língua é viva, ela se altera, novas palavras e expressões surgem a todo momento. Nós estamos presos àquilo que não nos pertence, algo que nos foi imposto.

"Não, não existe língua difícil."

0 comentários:

Postar um comentário