quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sangria Futebolista

Depois dos insalubres campeonatos estaduais, o futebol brasileiro volta seus olhos para a disputa do principal torneio de clubes nacionais do continente. No próximo sábado, será dada a largada para o "Brasileirão 2015".
Propositalmente, essa publicação vem depois das partidas dos clubes brasileiros na Libertadores de ontem, quarta. O Corinthians perdeu. O Internacional e o Atlético-MG empataram numa partida bem mais ou menos. E houve a dominação do São Paulo contra o Cruzeiro, com milagres do goleiro cruzeirense Fábio evitando que o 1 a 0 para o time paulista fosse um placar bem mais elástico, mesmo assim não foi um jogo de encher os olhos.
Será mais um ano de futebol nacional nivelado por baixo. O Brasil não tem um time que salte os olhos e promova uma comoção nacional ao redor dele. O rótulo do Campeonato Brasileiro ser o "mais difícil do mundo" comprova o baixo nível da nossa competição.
Se os clubes fossem melhor estruturados e tivessem capacidade de realizar investimentos próprios, independente do interesse de empresários, poderiam formar um campeonato que não deixaria a desejar a nenhum Campeonato Inglês. A quantidade de dinheiro que circularia nos clubes se assemelharia a grandes clubes europeus.
Parece que no Brasil as lições não são aprendidas. O 7 x 1 do ano passado não é só uma lição para a Seleção Brasileira não. O resultado daquele jogo contra a Alemanha é um indicador de que o futebol nacional está preso ao século passado, vivendo de glórias apenas. É tão grave que ainda hoje pensam assim: "É time paraguaio, vamos passar por cima." E perdeu para um time paraguaio.
O desejo é de que tudo que disse hoje sobre a expectativa em relação ao nível do Campeonato Brasileiro caia por terra ao longo dos 7 meses de disputa e que lá em Dezembro, possa escrever um texto comentando o campeonato e agradecendo pelos belos jogos proporcionados.




0 comentários:

Postar um comentário