quinta-feira, 2 de abril de 2015

Coelho ou Cordeiro?

Os últimos comentários são sobre o feriado e sobre as dúvidas de qual ovo de chocolate comprar! Quais são os brindes? Prefere os ovos grandes? Pequenos? Recheados? Bom, essas coisas só deveriam ser referências para o seu bolso e sua dieta! A grande celebração de origem divina é essencialmente bíblica e religiosa.
Mas, como começou essa tradição? Como as pessoas começaram a iludir crianças e relacionar ovos a coelhos? Pois bem. A humanidade escravizada pelo capitalismo transformou-se em fonte de lucro, deturpando completamente o real significado da celebração outrora vista com tanta reverência pelos cristãos. Isso se deu porque os antigos egípcios e persas costumavam pintar ovos com cores da primavera e presentar aos amigos, simbolizando o nascimento. Tal costume tornou-se uma realidade até os dias de hoje, sendo aprimorado e a cada ano trazendo mais novidades para encher nossos olhos diante das vitrines e das prateleiras.
Os ovos nem sempre foram comestíveis e saborosos. Na verdade os ovos de chocolate surgiram no início do século 20. Tratando-se da origem do coelho, símbolo (infelizmente) atual dessa cerimônia, começou quando os imigrantes alemães vieram e trouxeram a tradição do coelho em meados do século 18 para as Américas. Assim, os ovos e o coelho agregaram-se a comemoração da Páscoa cristã. O significado verdadeiro tornou-se banalizado, assim como tantos outros memoriais. Reais ideais naufragados pelo capitalismo.

Na antiguidade, a Páscoa ensinava de modo claro e distinto que era uma festa para ser celebrada para os que estavam aliançados com Deus, pois o livramento que lhes deu no Egito havia sido por causa desta aliança. Para explicar toda a origem da páscoa, seria necessário ser mais minuciosa. Espero que possamos parar um momento para refletir no verdadeiro significado da celebração da Páscoa. O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O cordeiro, real exemplo de paixão. Em um mundo condenado, Cristo Jesus chegou até nós e se entregou. Poderoso, ressuscitou ao terceiro dia, trazendo esperança diária para cada um. Aliás, você sempre quis que alguém morresse de amor por você. Bom, Ele morreu. 




0 comentários:

Postar um comentário