quinta-feira, 23 de abril de 2015

Escrever é preciso.

           O avanço tecnológico modificou nossas vidas por completo. Nosso café não precisa de coador e nossas roupas não precisam ser torcidas à mão. Mas algo fundamental também vem mudando dia após dia. Qual foi a última vez que escreveu uma carta para alguém? (Se é que isso foi feito) Aí você pode me responder que isso é completamente antigo, hoje em dia ninguém mais escreve cartas e reclamam até mesmo de assinar o próprio nome. Identificação biométrica é muito mais simples. Concorda? (Além de mais seguro).  
          Nosso comodismo e nossas necessidades nos levaram a criar gradualmente um novo meio de comunicação. Em especial no nosso próprio idioma, exclusivamente em redes sociais ou no meio cibernético de forma geral. Vc consegue entender perfeitamente se eu abreviar as palavras q me permitirem ser abreviadas. É + fácil e + rápido. N temos mais o hábito de digitá-las por completo. E precisa? Td mundo escreve assim. Nosso cérebro tem toda a capacidade de compreendê-las. Os pontos negativos? Nossa escrita fica mais e mais escassa. Nosso patrimônio se esvai.  
          O índice de analfabestimo é assustador. Tudo precisa ser balanceado. O respeito à língua precisa ser mantido. Matamos nosso português a todo segundo. Pobre coitado! Esquecemos-nos de pontuar frases, comemos as vírgulas e não acentuamos as palavras corretamente. Um protesto a favor das vírgulas, por favor! Elas precisam ser mantidas. São primordiais para uma boa dicção e compreensão do assunto. É nossa respiração literária! Com os avanços tecnológicos, é muito provável que no futuro nossas crianças nem saibam da existência do cardeno de 10, 15, 20 matérias.
        Não poderia deixar de citar os teclados inteligentes e os corretores automáticos. Os verdadeiros mestres da língua portuguesa. Deveríamos separar um lugarzinho na Academia de Letras? De qualquer modo, se ficar na dúvida, recorra a eles. Poderia até ir buscar num dicionário, mas aí seria pedir demais. Né? Lembre-se, caso haja (sim, haja com H de haver) alguma dúvida quando for escrever asilo (s ou z? S), não deixe de procurá-los! Caso contrário, aquele colega zueiro (Que também depende do bendito corretor) vai printar e rir de você. Mas se isso acontecer, talvez seja o momento ideal para tomar vergonha e começar a estudar um pouco mais de gramática. Até +!

0 comentários:

Postar um comentário