quarta-feira, 22 de abril de 2015

A Arte de Conseguir

Hoje proponho-me a falar um pouco da carreira que escolhi para minha vida. Aquela que irá pagar as minhas contas. Aquela que me tornará um profissional realizado. Uma carreira que escolhi no fim do meu ensino fundamental. Diplomacia, eu escolhi você.
No último dia 20 de abril foi o "Dia do Diplomata". Diplomata é o responsável por negociar no cenário internacional em nome do seu país de origem com os outros Estados. Além de representa-lo em missões diplomáticas ao redor do mundo.
As Relações Internacionais vislumbram o imaginário de muitas pessoas. Muito por causa do próprio nome, o fato de conter "Internacionais" faz com que as pessoas figurem um "status" inexistente. O internacionalista não viaja o mundo como pensam.
O bacharel em Relações Internacionais é o acadêmico mais preparado para assumir o título de diplomata após ser aprovado no Concurso de Admissão a Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco, consequentemente é aceito no Ministério de Relações Exteriores, o Itamaraty.
Parece lindo, mas não é. A formação é extremamente árdua e abrangente. Durante a faculdade, estudam Direito, Política, História e Economia, como os principais matérias no curso. Tudo gira ao redor dessas quatro disciplinas. E para aqueles que acreditam que o estudante de RI precisa falar inúmeras línguas, adianto que é um mero clichê por causa do nome.
O título de "Embaixador", momento áureo da carreira, demora a chegar. São alguns estágios que precisam ser vencidos para que isso aconteça. Porém, quando ele chega, é muito recompensador. A carreira atingiu seu ponto máximo, significa que falta pouco para se aposentar e ficar com a família.
A vida diplomática requer muito daquele que se dispôs a segui-la. Pode ser bastante difícil pelo fato de estar longe daqueles que são importantes na sua vida, mas você escolheu isso, você será feliz com a sua escolha e é isso que importa. Vendo sua felicidade, aqueles que te cercam estarão felizes por você.
Não escolha o curso apenas pelo nome. Não vislumbre as sete maravilhas do mundo moderno no transcurso da sua graduação e no início de sua carreira. Se escolher com o coração, seja bem-vindo ao mundo das Relações Internacionais e deleite-se com um desafio novo a cada dia.

Diplomacia: a arte de conseguir.
 

0 comentários:

Postar um comentário