quinta-feira, 9 de abril de 2015

8 de abril


Ontem, dia 8 de abril, aconteceu o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Talvez esse seja o grande mal do século. A data tem como foco chamar a atenção de líderes políticos e de toda a sociedade em geral. Dados do IBGE comprovam que essa doença vem crescendo continuamente nas últimas duas décadas.  É terrível saber que o câncer tem deixado famílias desoladas e a data é muito significativa, é conscientização, é um pedido de alerta. 
O câncer é uma das doenças mais pesquisadas pela comunidade médico-científica do mundo. Não é para menos, os números são caóticos. A doença, também conhecida por neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado de células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos formando tumores que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo. O surgimento da doença tem diversas causas, podendo surgir de fatores externos ou internos, como a genética.
É importante que o câncer seja detectado precocemente, a maioria dos cânceres hoje em dia se diagnosticados em fase inicial, podem chegar a ter 70% de chance de cura. Dentre as formas de tratamento, está a quimioterapia, radioterapia e o transplante de medula óssea. Ao falarmos sobre a solução do tratamento da doença no Brasil, é preciso dar ênfase à conscientização e educação da população. Fatores primordiais para diversos âmbitos na vida de qualquer ser humano. Previna-se, esteja atento!

“É doença tão triste e sofrida que não afeta apenas ao paciente, mas todos que estão em volta, causando muita dor e uma quase total falta de perspectiva.

0 comentários:

Postar um comentário