quarta-feira, 4 de março de 2015

O caminho para a mudança

Essa semana me deu uma súbita vontade de resenhar, impressionante isso. Claro, a escolha do livro não foi involuntária, pois trata-se de um drama adolescente, muito interessante, não que eu esteja passando por um drama em minha vida, mas o livro trás o subtema da mudança.

Se vocês ainda não notaram, mas o livro é "As vantagens de ser invisível" com sua leitura maravilhosa, leve e penetrante, que te prende do início ao fim da história, com uma grande quantidade de dilemas sociais adolescentes. Sem contar que o livro segue uma ordem cronológica e você passa uma ano com o personagem.


Charlie, o personagem principal, tem o melhor amigo se suicidando logo no início da história, ao final do que é o Ensino Fundamental brasileiro. Só que ele é detentor de uma patologia psíquica desenvolvida logo no começo de sua vida, na infância, mas caberá a você descobrir o que aconteceu com ele e o que foi capaz de desenvolver esse problema.
Além disso, ele tem uma paixão imensurável por uma tia falecida, que não aceita a morte dela em hipótese alguma. Talvez seja pelo fato dela ter morrido no dia do seu aniversário, quando, talvez, ela estivesse indo comprar um presente para ele. Então, o Charlie se acha culpado pela morte dela.
Começa, então, uma nova fase na vida dele. Ele estava inciando o High School. Estranhamente, ele rompe com a sua timidez e com certa facilidade faz amizade com dois veteranos nada convencionais. São os meio-irmãos Sam e Patrick que logo tratam de apresentar ao Charlie o mundo, as festas, as drogas, as bebidas, tudo que um adolescente faz, mas não deveria fazer, e seu ciclo de amigos bastante alternativo. Assim o Charlie vai, aos poucos, se soltando e descobrindo que ele é capaz de se encaixar num novo grupo.
É muito interessante ressaltar o tratamento da família com Charlie. A mãe, especialmente, é a mais preocupada com o desenvolvimento social do filho. A todo momento, ela tenta estimula-lo a fazer novas amizades, romper com seus traumas e levar uma vida normal.
Sendo assim, leiam o livro. Sem spoiler. A temática é jovem, os conflitos são corriqueiros, as questões que o livro debate são muito importantes. Vale muito a pena, o livro é muito bem escrito, o roteiro foi muito bem elaborado, é inteligente, divertido, debate assuntos delicados e consegue ser duro, em algumas passagens.
E se você não tem tempo para ler o livro, pode assistir ao filme que é bastante fiel ao que o livro vem narrando. Claro, não trás a riqueza de detalhes, nem mostra uma cena ou outra que o livro conta com mais profundidade, quem ler entenderá o que eu estou falando. Enfim, consumam esse título. É de muita riqueza.



0 comentários:

Postar um comentário