segunda-feira, 23 de março de 2015

Cadê a água que tava aqui?

   O Dia Mundial da Água foi comemorado ontem. No entanto, em tempos de crise hídrica, temos poucos motivos para comemoração e muitos motivos para vergonha.
   Hoje, vamos tratar de um assunto recorrente e necessário dentro de um contexto no qual notícias de seca inundam as mídias. As consequências são evidentes. Mas e as causas? As causas são ignoradas por muitos, porém são óbvias. "Cadê a água que tava aqui"? O homem desperdiçou, não soube usar com consciência e parcimônia.
   A humanidade vangloria-se de sua racionalidade. Mas o desperdício de água é um ato completamente irracional. Seres que se dizem pensantes não refletem e não percebem que jogam fora uma dádiva vital, literalmente vital. Cada gota d'água que perdemos leva um pouco de vida consigo.Escassez de água é escassez de vida.
   A raça humana revela-se uma guardiã ingrata e irresponsável. Não cuidamos do recurso que a natureza nos deu para nossa própria sobrevivência. Depois, não adianta chorar pela água derramada.
   A sociedade carece da prática do conceito de desenvolvimento sustentável. Os governos carecem de políticas para o uso e reaproveitamento da água. Cada ser humano carece de consciência, educação e inteligência. Mais racionalidade, por favor. E menos tempo no banho!
   Simples atitudes, como desligar a torneira quando escovamos os dentes, fazem uma grande diferença e não exigem o mínimo sacrifício. Já está passando da hora de cuidarmos do patrimônio da humanidade, a água nossa de cada dia.


0 comentários:

Postar um comentário