quinta-feira, 19 de março de 2015

Am(or)izade

                                           
A inspiração de hoje é causada por uma fase da vida a qual todos passamos. Laços que se cortam, mudanças e escolhas. Mas a causa de se preocupar com tudo isso é uma simples e poética palavra, amizade. Amizade te faz lembrar alguém especial? Ou aquele grupo que você sabe que estará lá para qualquer hora? Pois é. Justamente disso que estou falando. Amizade é ter a certeza de que existe uma alma que consegue compreender o seu “eu”, é ter a certeza de poder pensar em voz alta. É somar e dividir alegrias! É interação de abraços e sorrisos sinceros. É um “estou aqui por você”.
Em sentido amplo, a amizade talvez seja o melhor relacionamento humano, que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade, ao ponto do altruísmo. A amizade é um amor que nunca morre como disse Mario Quintana. Aliás, a amizade foi e continua sendo um tema mais do que inspirador, necessário para os poetas. Sócrates dizia que para conseguirmos a amizade de alguém seria necessário desenvolver em nossas próprias vidas as qualidades que admiramos no outro.
É fato que a amizade consegue desenvolver alívio, reduzir tristezas, somar e multiplicar a felicidade. Pensamos no amigo como aquele o qual podemos e devemos total sinceridade. Uma repreensão mansa, um conselho sincero, um abraço apertado. Para haver a tão almejada amizade, é preciso predisposição recíproca, tonando-se assim seres cúmplices da felicidade em comum. Não poderia deixar de ressaltar os poderes fantásticos da amizade sobre a saúde do ser humano. Mental e espiritual, sem dúvidas. Paz interior e afeto de sobra para ambos. Para todos envolvidos.
Há quem tente (como eu) decifrar tal sentimento único, mas será mesmo possível responder tal indagação? Machado de Assis disse que amigo não alardeia a amizade porque ela é para ser sentida e não dita. Esse sentimento puro consegue ser bem complexo. É a alimentação dos fracos, é o reino dos fortes. A amizade sem dúvidas é uma certeza. Talvez seja essa a grande diferença da amizade. Seja preto, branco, alto, baixo, velho, gordo, barbudo, estranho, alegre, popular, talentoso, rejeitado, intolerante, engraçado, bravo, genioso ou aparentemente sem qualidades. Não há justificativas. O amigo ama e na angústia, nasce um irmão. As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.




       
A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
         O Pequeno Príncipe
“ – E quando estiveres consolado (a gente sempre se consola), tu ficarás contente por teres me conhecido. Tu serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo. E às vezes abrirás tua janela apenas pelo simples prazer... E teus amigos ficarão espantados de ver-te rir olhando o céu. Tu explicarás então: “Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!” E eles te julgarão louco. Será uma peça que te prego...
E riu de novo.
– Será como se eu lhe houvesse dado, em vez de estrelas, montes de pequenos guizos que sabem rir...”
O Pequeno Príncipe


0 comentários:

Postar um comentário