segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fernanda Young

Dona de frases e séries famosas, de tatuagens emblemáticas e rostinho de 30 anos, a quarentona Fernanda Young surpreende a cada dia. Seu penúltimo trabalho para canal de tv aberta: Como Aproveitar o Fim do Mundo, em parceria com seu marido Alexandre fez um sucesso estrondoso (está concorrendo ao Emmy na categoria comédia) e Surtadas na Yoga nos presenteia com qualidade e muitas gargalhadas. Vem comigo que eu te conto um pouco mais sobre essa genialíssima mulher: 
 Fernanda Maria Young de Carvalho Machado nasceu no dia 1º de maio de 70, casada com Alexandre Machado e mãe de lindos filhos. Parou de estudar no ensino fundamental, vindo a terminar o ensino médio em seis meses através de um supletivo, trancou 3 faculdades e se formou escritora, atriz, apresentadora, roteirista e afins por um jeito só dela de ler, buscar e aprender entre um ônibus, um metrô e uma barca... Estilo inconfundível, Fernanda escreve crônicas originais e até um pouco estranhas. Para se ter uma ideia, o roteiro da série e dos filmes de Os Normais é obra de Fernanda. O Dentista Mascarado também é obra dela e de seu marido. 
Muitos de seus livros também trazem essa característica humorística e um tanto quanto estranha, como por exemplo a história de O Pau, que conta sobre a vingança feminina: "As mulheres querem se vingar de tudo e de todos. Da mãe, da irmã, do avô. Do padre e do primeiro conquistador. Do santinho e do pecador. Olha bem pra mim: devo estar mais corada e mais bonita, agora, não estou? É por causa do espírito da vingança. Ao qual me entrego, pronta para dar o melhor de mim, nesse ancestral ritual feminino." diz parte deste lendário livro. Guardo em minha estante este e Vergonha dos Pés que também é espetacular, mas o mais recente livro que ainda não pude apreciar a obra, mas a sinopse e a sessão de fotos já deixa um pouquinho da loucura e doçura de Fernanda, como o próprio nome sugere: A Louca Debaixo do Branco que nos remeta à pergunta: O que existe por debaixo do véu de um casamento? A própria se vestiu de noiva e mostrou a seu leitor: 


Procurar conhecer Fernanda Young é entrar num mundo alternativo de loucuras, emoções, aprendizado e principalmente de crise de personalidade. A força que a genialidade das obras dela trazem pra dentro de nossas vidas é tão grande e bonita que nos põe a pensar quem nós somos e quem queremos ser para o mundo a todo momento. Faz o mundo perceber que loucura é fundamental para que o homem esteja em paz consigo, explica para nós que nem tudo deve ser explicado e a delícia do subentendido. Essa é a minha opinião ao me perguntarem quem ela é, nada mais que uma descrição de fã, mas nem um pouco irreal. Vale a pena conhecer a obra dela, gargalhar horrores, mas também refletir sobre a mensagem que toda essa loucura e beleza que Fernanda Young deseja deixar para o mundo. 
Trechos dos meus livros favoritos de Fernanda Young


0 comentários:

Postar um comentário