quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

We are Carnaval

Há quem não goste dele. Há aquele que liste vários problemas para ser contrário ao Carnaval. Só que, é inegável, o Carnaval é a principal festa popular brasileira. Agrega diferentes públicos no mesmo local, todos num clima de confraternização, muito bom humor e muito samba, axé, frevo e vários outros ritmos tipicamente tupiniquins.
O Carnaval é uma festa trazida para o Brasil pelos portugueses, com bases no "Entrudo" que era uma comemoração que acontecia no período anterior a Quaresma. O espírito de liberdade visto hoje no feriado é originário daquela época, onde os "foliões" jogavam ovos, água e farinha uns nos outros. E assim enraizou-se e espalhou-se pelo nosso país.
Essa ano é um Carnaval muito importante para todos os bahianos. Há 30 anos um ritmo dançante, com forte influência africana, dominou primeiro a Bahia e depois todo o Brasil. Luiz Caldas e seu "Fricote" abriram portas para vários outros artistas e iniciaram o movimento "Axé Music" incorporando os blocos afros de Salvador e o "pagodão bahiano", juntando tudo no mesmo caldeirão e dando para o país um estilo que embala multidões desde 1985, no maior circuito de trios elétricos do mundo( Dodô e Osmar) e em várias micaretas pelo país.
Só que ele também é pop. O maior Carnaval de rua do mundo é carioca. Nos 4 dias de folia, ele é capaz de levar mais de 8 milhões de pessoas às ruas nos seus infindáveis blocos, especialmente o "Monobloco", o "Cordão da Bola Preta", o "Bloco da Preta" e vários outros que se esparramam pela Zona Sul e a Presidente Vargas.
É claro, não podemos esquecer do "Maior Espetáculo da Terra" que acontece no tradicional sambódromo do Rio. O samba é nosso principal ritmo, o mais divulgado, estrangeiros vêm para aprender o ritmo  e levam as nossas agremiações para seu países, apresentando um pouco da cultura brasileira para a população local, disseminando o samba e o Carnaval brasileiro pelo mundo.
O frevo domina os corações e as ladeiras da maravilhosa Olinda, em Pernambuco. Muito vibrante e dançante arrasta uma multidão atrás de seu "Galo da Madrugada" em Recife. Além do frevo, outros estilos musicais arrastam multidões nos blocos pernambucanos.
Enfim, goste ou não dele, o Carnaval é a nossa maior festa. Representa e agrega diferentes aspectos da nossa cultura em várias regiões. Alegra e diverte milhões de pessoas. Outros milhões são adicionados à nossa combalida economia. Aproveitem muito a festa, sejam extremamente responsáveis e divirtam-se sem moderação. "(...)We are Carnaval, we are folia(...)"


0 comentários:

Postar um comentário