quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O Morro dos Ventos (Angustiantes) Uivantes

 O livro escrito por Emily Brontë, nascida no Reino Unido, é um romance gótico lançado no ano de 1847. No Brasil, foi lançado já traduzido por Oscar Mendes em 1938. O Morro dos Ventos Uivantes, O Morro dos Vendavais, ou ainda, Colina dos Vendavais, foi o único romance escrito pela autora. Ele foi uma aposta muito bem sucedida e é considerado um clássico da literatura inglesa, também foi alvo de várias críticas no século XIX.
 Ínumeras adaptações cinematográficas foram criadas para essa obra, sendo assim, a cantora Kate Bush foi inspirada a lançar a canção “Wuthering Heights”, com muito sucesso, aliás. Quem nos narra tais situações, é a governanta, Ellen Dean. A trama é iniciada com a chegada de uma criança a qual todos julgavam ser um cigano. Sua origem não é identificada, por isso, o patriarca da família o adota e o nomeia como Heathcliff.
 O menino ganha dois irmãos, Hindley e Catherine. A menina (Cathy) apega-se ao mais novo irmão adotivo e os dois criam um laço que, no decorrer da trama torna-se tão intenso, ao ponto de parecer de certa forma assustador. Com a morte do pai, Heathcliff torna-se alvo do seu irmão Hindley, que o humilha e não mede seu mau comportamento. Diante disso, Heathcliff acaba por alimentar uma personalidade bruta e receosa, trazendo consigo palavras amargas e certa insensibilidade.








 Após ter crescido e criado sentimentos ganaciosos, Catherine casa-se com Edgar Linton, destruindo assim o coração do amado Heathcliff. Ao saber do acontecimento, Heathcliff sai em busca de contruir sua vida e assim, obtém sucesso. A sua volta ao Morro acaba causando grandes indagações sobre como ele conseguira tornar-se rico e admirável. Com a volta do amado, Catherine repensa e lamenta sua vida. Ela acaba morrendo no parto, causando imensa dor ao coração de Heathcliff, que jura vingar-se de Hindley e Edgar Linton. Uma sucessão de tragédias acontece no decorrer da trama até o seu fim. Heathcliff carrega até o último dia de sua vida o seu grande amor, Catherine.
 O Morro dos Ventos Uivantes é uma obra muito rica em análise psiquica. Catherine é uma personagem explosiva e descontroloda, em vários trechos da trama pode-se perceber seus ataques melancólicos e seu distúrbio. Assim também como Heathcliff, sempre querendo despejar o seu ódio e rancor a todos os que consideram culpados por sua dor feroz. O casal Catherine e Heathcliff fez muito dos leitores se indagarem com essa estranha história de amor. Repugnante? Talvez. Admirável? Certamente. A questão é que toda essa turbulência emocional fez de cada capítulo rico e detalhado.
"Se tudo o mais perecesse e enquanto ele perdurasse, eu ainda continuaria a existir; e se tudo o mais restasse e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria muito mais estranho"

O Morro dos Ventos Uivantes


0 comentários:

Postar um comentário