segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Reviravolta

Fluminense está de volta à Série A.

Depois da fatídica rodada que rebaixou o Fluminense e o Vasco para a Série B do Campeonato Brasileiro do ano de 2014, começou uma verdadeira guerra no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entre, principalmente, Portuguesa e o próprio Tribunal, tudo isso porque a decisão de punir a Portuguesa, por causa da escalação do jogador Héverton na última rodada, após ter sido suspenso pelo Tribunal, poderia rebaixar o clube e readmitir o Fluminense na Série A, que entrou nesse processo apenas como parte interessada, e não acusadora,  movedora do processo.
Nesse ano, aconteceu algo bem semelhante com um dos clubes de nossa cidade, o Goytacaz, não se classificou para a primeira divisão do Campeonato Carioca porque utilizou o zagueiro Talis numa partida em que o jogador, recém-contratado na época, não estava inscrito no campeonato, o clube foi punido com 6 pontos, fato que favoreceu a volta do América para a elite do Campeonato Carioca.
Não se trata de "virada de mesa" ou "tapetão", trata-se, na verdade, da punição de ato equivocado por parte da direção técnica da Portuguesa, que mesmo sabendo do risco, relacionou um jogador impugnado pela justiça desportiva para uma partida oficial da CBF, quando o regulamento é claro dizendo que as decisões do Tribunal devem ser cumpridas a partir do dia seguinte à decisão. Aí está o principal argumento da defesa da Portuguesa, o dia seguinte após o julgamento, que era um sábado, e segundo os defensores, a decisão não poderia ser acatada, mas ... ora ... as partidas do Campeonato Brasileiro foram no final de semana e a decisão vale para o primeiro jogo seguinte a decisão.
Na minha opinião, apenas na minha opinião, os fundamentos apresentados pela defesa são fracos, além disso, o retrospecto desse tipo de julgamento é sempre favorável a acusação, ainda cabe recurso mas não será acatado também. É uma simples questão de regulamento, não é nenhum bicho de "sete cabeças", um desgaste que poderia ser evitado. O Fluminense, com certeza, estará disputando a Série A do Campeonato Brasileiro de 2014, inclusive se a Portuguesa quiser levar essa ação para o Ministério Público.

0 comentários:

Postar um comentário