segunda-feira, 9 de junho de 2014

Doutores da Alegria

O documentário "Doutores da Alegria" foi produzido por Mara Mourão em 2005 e por sua qualidade técnica alcançou prêmios e elogios merecidos. O filme apresenta atores que generosamente emprestam talento à uma causa muito nobre. Eles estão comprometidos a levar alegria precária em momentos de dor para crianças doentes em hospitais de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. As cenas de atuação dos palhaços nos quartos e enfermarias são inteligentemente intercaladas com depoimentos destes, nos quais descrevem poeticamente a linda atividade por eles desenvolvida.
O trabalho dos palhaços nos hospitais não é uma espécie de medicina alternativa, na qual se acredita que de alguma forma o riso pode alcançar a cura, trata-se simplesmente de alcançar o riso. Simplesmente, porém o suficiente. Mesmo que por um breve momento, as crianças são retiradas do ambiente em que se encontram e são levadas para infância que a doença lhes roubou. Ninguém melhor para trazer uma infância perdida do que um palhaço.
A saúde se foi, mas a criança consegue manter sua inocência e pureza. Os palhaços dispõem dessas mesmas virtudes e por isso funcionam em sintonia com a mente infantil. O ambiente frio e monótono dos hospitais ganha cores e alegria com os atores palhaços que se intitulam doutores especialistas em bestereologia.
Os bestereologistas penetram com maestria e delicadeza a vida frágil dos pequenos pacientes. A atividade exige disposição, versatilidade e capacidade de improvisação diante da fértil e infinita imaginação infantil. Impossível não admirar esse trabalho. Impossível não se encantar ao som das risadas livres de dor que as crianças nos presenteiam e seus olhares ricos de fascínio. Impossível não sorrir junto com as crianças em resposta às hilárias atuações dos palhaços. Impossível não se emocionar.

0 comentários:

Postar um comentário