quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Escolhendo mal

A recente idolatria nacional pelos astros internacionais provoca o momento ideal para a reflexão sobre o que exatamente está acontecendo com as bandas brasileiras. Isso fica ainda  mais evidente quando numa categoria que tem Lulu Santos e Nando Reis concorrendo como melhores cantores, o vencedor é o Thiaguinho, eleito pelo voto popular.
Então, esse é o grande problema, o popular tornou-se o declínio da música brasileira. Nada contra os estilos musicais, eles têm que conviver pacificamente, mas o popular perdeu o senso e, principalmente, a qualidade.
Não justifica dizer que: "Ah! Esses artistas o grande público não conhece." Mentira! Um é técnico do maior programa de calouros do Brasil, o The Voice, e o outro é um grande poeta, compositor, músico, de uma das maiores bandas nacionais de todos os tempos e a bastante tempo tem sua carreira solo.
Com isso, grandes músicos e bandas estão se perdendo, ou têm um sucesso meteórico e, depois, nunca mais se ouve falar neles. O próprio popular valoriza o que é de menor qualidade. E as gravadoras, coitadas, cada vez menos procuram novos artistas.
Parece uma situação um tanto quanto paradoxal. Posso estar parecendo um pouco nostálgico ou saudosista, até mesmo musicalmente preconceituoso. Mas Chico Buarque, Caetano, Gilberto e Teatro Mágico, entre muitos outros, por exemplo, não estarem "estourados" e pertencerem a uma minoria é um absurdo.
Enquanto isso Linkin Park, Guns 'n' Roses, Bruno Mars, Pharrel Williams, Jason Derulo, muitos astros, veem ao nosso país, custando milhares de dólares com a população participando intensamente. E o povo fala em qualidade dessas bandas, mas no Brasil tem muito disso. Por isso que Sepultura teve que sair do país para se tornar sucesso mundial, em busca do reconhecimento, coisa que não teria no Brasil e ainda sofreriam preconceito por tocarem heavy metal.
Não é que um pagodeiro não possa fazer sucesso, é até justo, é o trabalho dele e acaba sendo o reconhecimento de sua cansativa jornada. Porém é necessário que haja democracia até na música e não é isso que acompanhamos.Então, de quem é a culpa? A culpa, para mim, é do miserável do popular.



2 comentários:

  1. Só li verdades!! O Brasil ainda é um país musicalmente intolerante. E o Thiaguinho como melhor cantor do país é piada, só pode! kkkkkk
    Continuem com o trabalho! Vocês mandam muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Bom argumento e boa CONCLUSÃO haha... Concordo plenamente!

    ResponderExcluir