quinta-feira, 9 de julho de 2015

E os dinossauros?

Pode até parecer teoria da conspiração o que vou escrever aqui, porém "Jurassic World" acendeu uma luz de alerta que me parece muito pertinente em relação aos experimentos científicos que são realizados com o DNA.
Na década de 1990, cientistas conseguiram clonar uma ovelha (Dolly), o que acaba representando um grande avanço científico por se tratar de um DNA bastante complexo, e por mais que ela tenha vivido por pouco tempo, essa conquista representa um histórico gigantesco para experimentos ainda maiores. E Jurassic World mostra muito bem isso.
Na vida real, paleontólogos encontram fósseis de dinossauros e outras criaturas pré-históricas há muito anos e desde então catalogam tudo que é encontrado e realizam experimentos com eles. Exames, como o de carbono-14, são realizados para descobrir a idade do fóssil e a espécie que ele pertence. Até esse ponto, tudo bem, nada está fugindo ao padrão.
Fóssil é tudo aquilo que está fossilizado(jura?), então todo ser vivo que é encontrado em estado fóssil é passível de sofrer esses experimentos científicos padrões, só que eles também podem sofrer os tais testes controversos.
E "Jurassic World" reacende o debate sobre as pesquisas que podem colocar a raça humana em risco. Partindo do material genético coletado da bolsa sanguínea de um mosquito jurássico, cientistas recriam os DNAs dos dinossauros e os trancafiam dentro de um parque de diversões. E, pior, criaram a desgraça de um dinossauro transgênico.
Imagine-se no "Sea World", indo assistir ao show das baleias e dos golfinhos e chegando lá descobre que esses animais legais foram trocados por um dinossauro aquático gigantesco. O espetáculo perde um pouco, não? Não, muito pelo contrário. O show ganha muito mais público e acaba valorizando-se muito mais. Loucos.
Só que, como há 22 anos atrás, o parque sai do controle e os dinossauros passam a dominar toda a situação, aterrorizando os visitantes do parque, num primeiro momento, e promovendo altas doses de adrenalina e emoção naqueles que tentarão retomar o controle do parque dos dinossauros e para você que estará assistindo ao filme.
O longa já arrecadou um valor bilionário nas bilheterias ao redor do mundo. Evidentemente, é uma releitura muito bem feita de um clássico, de 1993, que chegou a ser a maior bilheteria do mundo por quatro anos.


0 comentários:

Postar um comentário