domingo, 17 de novembro de 2013

UFC:20 anos

Principal categoria de lutas completa 20 anos.

O Ultimate Fighting Championship, a maior categoria artes marcial mistas, MMA, completa seu vigésimo aniversário de existência, nela estão concentrados os principais lutadores e mais famosos lutadores do mundo e produz eventos ao longo dele.
A categoria fundada em novembro de 1993, pelo brasileiro Rorion Gracie, era sem muitas regras, é verdade, e estrutura, era o famoso vale-tudo, vale lembrar que  a família Gracie foi  pioneira no ensino do jiu-jitsu e também cravou seu sobrenome  na trajetória deste grande evento, que é o UFC.
 A ideia original era fazer um torneio com 8 os principais lutadores dos principais estilos de luta do mundo das artes marciais, não havia divisão de estilo de luta nem de peso, todo mundo lutava contra todo mundo, num torneio.
Depois de todos os problemas possíveis, e impossíveis, o UFC se profissionalizou, a partir de 2001, quando o atual presidente Dana White assumiu o evento que estava devastado, sem popularidade, credibilidade e decadente.
Dana, baseado em sua experiência como promotor de lutas de boxe, instituiu regras e dividiu os lutadores por categorias, partindo do Peso Galo até o Peso Pesado, e conseguiu unificar as regras de todos os eventos de MMA do planeta.
Depois da popularização, começaram a surgir os grandes ídolos da categoria, podemos citar, como exemplo, Chuck Lidell, membro do Hall Of Fame do esporte, que foi campeão da categoria meio-médio e conhecido pelo seu poderoso poder de nocaute. Randy Couture que foi cinco vezes campeão no UFC, três na categoria Peso Pesado e duas no Meio Pesado, ambos já estão aposentados. Atualmente, os grandes nomes do UFC atendem por George Saint-Pierre, John Jones, Anderson Silva, José Aldo, Renan Barão, Júnior Cigano, entre outros.
O evento comemorativo UFC 167 aconteceu em Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. E teve na luta principal um dos grande lutadores da história do evento, George Saint-Pierre. Saint-Pierre lutou bravamente e conseguiu manter seu cinturão contra Hendricks. Agora que o UFC está estabilizado nas Américas e Europa, Dana quer partir para o mercado asiático nos próximos vinte anos. Vida longa ao UFC!

0 comentários:

Postar um comentário