segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Toda Poesia

Obra de um poeta curitibano, escritor, professor e faixa preta de karatê. Paulo Leminski Filho, nasceu em 1944 e faleceu aos 44 anos devido à Cirrose Hepática, mas deixou um legado preciosíssimo. Crônicas, poesias e lindos textos que, posteriormente, foi transformado em um livro com suas poesias completas e que foi um sucesso de vendas: mais de 20 mil exemplares em cerca de um mês e meio.

Toda Poesia traz para o leitor um misto de poesia clássica com muita contemporaneidade, como se as poesias escritas há anos, pudessem, perfeitamente se encaixar no cenário atual de nossas vidas. Uma linha tênue entre o erudito e o pop. O livro reúne poesias contidas em outros livros como Caprichos & relaxos, La vie en close e Distraídos venceremos. Como uma homenagem, a obra foi muito bem aceita e rendeu um sucesso enorme, engrandecendo o nome do autor, que outrora não era não conhecido fora da região Sul. Agora, Leminski é um nome-referência ao mencionarmos os melhores poetas da poesia contemporânea brasileira. 
As poesias do autor, testam nossa sensibilidade e inteligência ao mesmo tempo. Sua viúva Alice Ruiz conta com certa intimidade toda a intenção e apreço de seu marido pela arte da poesia num prefácio, assim como sua relação com o tropicalismo e parcerias com nomes ilustres como Caetano Veloso e Haroldo de Campos, mencionados no livro. Alice retorna à obra em algumas partes para complementar a obra de Paulo, sempre em sua memória. 
O posfácio fica por conta de José Miguel Wisnik, um crítico que traz geniais comentários e posições no fim da obra. Por mais que o nome do livro seja Toda Poesia, traz consigo um pouco de prosa. É válido ler, deixar sempre em sua cabeceira e se desafiar a conhecer a poesia que nunca envelhece de Paulo Leminski. 
Trechos da Obra


0 comentários:

Postar um comentário