quinta-feira, 11 de junho de 2015

O talento segundo C.L

    Brilhante. Talentosa. Inspiradora. Psicotica. Assustadoramente maravilhosa! Escritora brasileira de origem judia, nascida na Ucrânia, é reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. "Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." Uma verdadeira desgustadora dos sentimentos mais intensos. "Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca."
     Sua história de vida, trajeto e conquista são tão   extensos que pra isso seria necessário trabalhar em um livro para descrevê-los. Ainda sim, teria medo de limitá-la. As obras de Clarice Lispector  estão  repletas de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Conhecida desde a juventude por escrever e publicar seus textos, suas principais obras marcam cada período de sua carreira: Perto do coração selvagem, seu livro de estreia; Laços de família; A paixão segundo G.H. ; A hora da estrela e Um sopro de vida , seus últimos livros publicados.
          Em 1933, decidiu tornar-se escritora quando " tomei posse da vontade de escrever ... vi-me de repente num vácuo. E nesse vácuo não havia quem pudesse me ajudar ”. Clarice era tímida e ousada ao mesmo tempo. Chegava lá nas revistas e dizia: “Eu tenho um conto, você não quer publicar?”. "Aí me lembro que uma vez foi o Raymundo Magalhães Jr. que olhou, leu um pedaço, olhou para mim e disse:  Você copiou isto de quem?.  Eu disse: De ninguém, é meu. Ele disse: Então vou publicar”. Sabe-se que Clarice Lispector sabia falar pelo menos sete idiomas: português, inglês, francês e espanhol, fluentemente; hebraico e iídiche, com provável fluência; e russo, com pouca fluência levada da infância. Como tradutora para o português, entretanto, utilizou somente o inglês, o francês e o espanhol. "Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim."

  Repito o que disse acima:  Brilhante. Talentosa. Inspiradora. Psicótica. Assustadoramente maravilhosa!

0 comentários:

Postar um comentário